terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vanilla Sky

(clica aqui)


Já teve vontade de voltar no tempo? Voltar pra antes de tudo mudar. Voltar pra quando as coisas eram, não exatamente perfeitas, pois nunca o são, mas para quando elas eram boas. Quando parecia mais simples, mais fácil, mais leve. Antes do corte que mudou tudo. 

É impressionante como um segundo é tudo que é necessário para você ver todo o seu  mundo mudar. Num instante tudo parece estar bem, tudo em seu lugar, mas, de repente, tudo desaba ao seu redor e você não tem nem tempo de entender o que está acontecendo. Já se sentiu assim?

Às vezes é tão rápido, que você só percebe a dimensão do que aconteceu tempos depois. Aí você fica repassando a história na mente e tentando lembrar onde foi exatamente que tudo mudou. Outras vezes você sabe exatamente o que foi o estopim da bomba, e tudo que deseja é voltar ao segundo anterior ao estrago, quando ainda podia sentir-se bem. 

Ainda consegue lembrar como é a sensação? Sentir-se bem. Sentir-se em paz. Sentir-se leve. Eu lembro. E sinto saudade dessa sensação que me parece tão distante e até irreal. Sentimentos bons que me fazem sentir saudade de um tempo que não voltará, por mais que eu deseje com todas as minhas forças. Saudades de um tempo bom, não perfeito, mas feliz.

Porque algo tão bom pode às vezes doer tanto? Porque é a triste boa lembrança de que você não é mais o mesmo, as coisas não são as mesmas e que você é totalmente impotente em mudar isso. É quando você percebe tudo aquilo que já não é, por comparar com tudo aquilo que você já foi. É a hora que tristemente você enxerga claramente tudo aquilo que você perdeu. 

É, eu sei... esse não é o melhor modo de enxergar as coisas. E parece apenas perda de tempo desejar voltar no tempo ou pensar em como seria se as coisas tivessem sido diferentes. Meu realismo sempre me acorda dos sonhos, e, quando eles acontecem, são sempre lúcidos demais para que eu acredite que é de verdade esse céu de baunilha.

Ainda prefiro os sentimentos reais aos sonhos de mentira. Ainda prefiro sentir. Anestesias não são legais e podem acabar virando pesadelos. 

Sempre que eu penso em mudar o antes, eu penso em tudo que mudaria no depois. Em quem eu perderia. E se valeria mesmo perder quem só entrou na minha vida depois que tudo mudou. Destino? Não acredito nisso. Acredito em consequências, escolhas, encontros, desencontros, na teoria do caos. Acredito em quem escolhe fazer parte, estar presente. Acredito em abraços, em beijos, em olhos cúmplices, em palavras e lágrimas. Duvido de alguns risos, dos tapas nas costas, das coisas não ditas. 

Eu sofro por quem, não simplesmente passou, mas por quem esteve e já não está mais. Por quem levou mais um pedaço de mim e não fez questão de deixar algo bom em troca. Por quem hoje me faz sofrer exatamente por sentir falta do bem que já me fez. Por ter me feito saber o quanto a realidade pode ser boa, mesmo que não seja um sonho. Esses que me fazem querer voltar no tempo mesmo que eu tivesse que apagar bons momentos.

Mas eu não posso voltar no tempo. Eu não posso mudar o passado. Tudo que me resta é esse futuro, agora. É ele que eu vivo, enquanto sobrevivo. Eu vivo por quem ficou. Eu vivo por amor. E a vida segue assim, esse eterno recomeço. 

Mas, fala sério, você já teve vontade de voltar no tempo?!


"Every passing minute is another chance to turn it all around"