sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Sensação de 'fim-de-festa'.


Apesar de todas as confraternizações e das tradições de reunir todo mundo em grandes jantares, essa época do ano me parece fazer as pessoas se sentirem ainda mais solitárias! Às vezes acho tudo isso tão hipócrita. Vivem uma ilusão por alguns dias e esquecem de colocar em prática os mesmos valores tão aclamados nessas datas nos outros 360 dias do ano. Ainda assim, ver todo mundo se reunindo faz aumentar ainda mais a saudade e a vontade de ter certas pessoas por perto, quando elas infelizmente estão longe do nosso alcance. E é tão ruim sentir-se só.

É a velha sensação. A festa acaba, fica apenas a casa vazia. Quando acaba a agitação é como se o vazio aumentasse ainda mais! Resta apenas o silêncio ecoando entre os indícios espalhados ainda lembrando que ali houvera uma festa, já sem música, sem risos, sem vida. Uma bela bagunça pra arrumar. 

Fim de ano parece sempre uma ótima época pra organizar as coisas. As pessoas se enchem de planos, fazem zilhões de listas. Mil e uma promessas. Compreensível, afinal, é mais um ciclo que se fecha. Você quer fazer um balanço de tudo, estabelecer novas metas. Mas os que as pessoas esquecem é que os mesmos que dormem no dia 31 acordam no dia 1º - ainda que, talvez, com um pouco de dor de cabeça. Se elas vão ou não conseguir cumprir as promessas, em muito, vai depender delas mesmas. 

Pra alcançar o que se deseja é preciso correr atrás! Ter objetivos faz a gente persistir, ter um foco. Estabelecer metas a curto e médio prazo é importante pra se ter pequenas alegrias e conquistas enquanto não se alcança um objetivo maior. Mas tenho medo de planos muito detalhados, facilmente frustráveis, que podem levar à muitas decepções. Afinal, problemas com certeza irão existir. 

Nem tudo vai ser fácil. Nem todos os caminhos serão óbvios. Mas é preciso lutar pra ser quem se quer, pelo que se quer, por quem se quer. Esperando tempo ser favorável, a hora certa ou a oportunidade perfeita chegarem,  vai-se deixando o tempo passar,  os anos passarem, a vida passar. 

Na vida é necessário criar as próprias oportunidades, agir pra que as coisas aconteçam. Saber o que se quer pra poder buscar o que se deseja. Querer nem sempre significa poder, mas pode ser o primeiro passo para conseguir. E quer saber?! Eu quero!


-----
“O problema é que quero muitas coisas simples, então pareço exigente.”
(Fernanda Young)

3 comentários:

  1. Minha meta esse ano é aproveitar e deixar as pessoas levarem lembranças minhas, porque no fim todo mundo vai embora e isso é bom. É como se constantemente fosse ano novo e um novo ciclo.
    *-*

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Bela, falou e disse: as coisas se movem sempre pela nossa vontade. Desejo: essa é a palavra chave!
    Voltei a postar, depois de um tempo bem conturbado estou de volta. beijo=*

    ResponderExcluir
  3. Ameeei!!! E a "frasezinha" do final... Copiei! Digo loogo!! =*

    ResponderExcluir

Solta o verbo!