terça-feira, 12 de outubro de 2010

Menina Ingênua? *

Aquela que insiste em acreditar na amizade, que não desiste de fazer amigos nem de abraçá-los e beijá-los, mesmo que eles já sejam homens e não apenas meninos; parecendo ignorar a maldade e a desconfiança que a cerca.

Não, essa menina não é ingênua, embora lute e se preserve para conservar sua inocência. Ela sabe que esse mundo é cheio de pedófilos, obcecado por sexo, cheio de violência, de injustiça, de coisas ruins e de olhos cheios de maldade.

Ela já ouviu e viveu coisas terríveis. Nos seus ‘poucos’ anos de vida já vivenciou coisas que muitos não vivem numa vida inteira. Já foi acusada injustamente, a ela já foram atribuídas motivações que nem pensava existir. Já foi magoada por aqueles a quem abriu o coração. Já foi traída. E hoje pensa na maldade que podem ver nos seus atos antes mesmo de agir – cansativo e torturante.

Não, ela não deixou de acreditar no amor. Não deixou de acreditar nas pessoas. Não deixou de acreditar que são possíveis casamentos felizes, mesmo depois de separar incontáveis brigas e saber como palavras rudes vindas de quem se ama podem ser cruéis.

Não deixou de acreditar em amigos-irmãos, cúmplices e companheiros que escutam o choro e o riso sentindo-se honrados, mesmo já tendo se decepcionado. Não deixou de acreditar em idéias grandiosas só porque alguns tratam sonhos como objetos comerciais. Não deixou de acreditar que um mundo bom é possível, embora se sinta enojada do mundo em que vive.

Ela simplesmente fez uma escolha – se recusa a ser igual àqueles que tanto a entristecem: pessimista, fria, maldosa. Ela prefere acreditar que ainda existem no mundo pessoas como ela, que anseiam ver sorrisos verdadeiros e que precisam de abraços apertados, como que para recarregar as baterias. Que como crianças ainda possuem a inocência que mantém protegidas as nossas maiores riquezas: amizade, confiança, respeito... Que precisam que ela não desista de ser quem é para que eles possam encontrá-la.

Mas ela não é apenas uma criança. Ela é uma mulher consciente e ativa. Viva. E sabe-se capaz de despertar e sentir paixões. Cada coisa em seu lugar.

Amigos, Amigos. Amores, Amores.
Tristezas. Ciúmes. Frustrações. Saudades.
Manias. Solidão. Melancolia.
Sonhos. Sorrisos. Braços. Abraços. Carinho. Carência.

 
___________
 
Hoje não tem post de Dia das Crianças. Às vezes me encontro pensando um pouco como o Aviador: "Sou um pouco como as pessoas grandes. Acho que envelheci."  Mas, relembrar o meu Pequeno Príncipe se faz especialmente oportuno hoje! Um livro, sem dúvida, especial pra mim. Ele levianamente é tratado por muitos  como um 'livro para crianças' e acaba ignorado. Mas "não gosto que leiam meu livro levianamente". Repito então as palavras que se encontram no prefácio da minha edição:
"Sem dúvida as crianças o acolherão de braços abertos, porque elas são capazes de compreender tudo, mesmo os livros para gente grande. Pois temos certeza de que se trata de um livro - e urgentíssimo! para adultos. 'O Pequeno Príncipe' é uma fábula. Ou, se preferirmos, uma parábola. Não é um livro para crianças porque trás justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança.  Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo!"
Se você nunca parou pra ler esse livro, acho que você devia. Nem que seja pra poder discordar de mim... #ficadica
___________
* 'Menina Ingênua?' foi originalmente postado em Meu Lugar em 31/03/09

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

(O Meu) Manifesto Contra a Complicação *


MANIFESTO CONTRA A COMPLICAÇÃO
[para descomplicar a vida , evitar complicações e levar a vida simplesmente
ou apenas: dicas para ser mais feliz]

#1 Não ser conformista com o que ta ruim... mas sempre tentar ver o lado bom!

#2 Não perder tempo.. não deixar pra amanhã.. não perder chances... pq amanha pode ser muito tarde;

#3 Acreditar em verdadeiras amizades e investir nelas! [mas ser cautelosa pra não se expor a quem com grandes riscos te machucará!] Amigos serão fundamentais pra ter com quem compartilhas boas risadas... e pra te ajudar a despreocupar na hora das broncas...

#4 Não espere perfeição! [Evita frustrações] Saiba que vc pode se decepcionar... que pessoas podem errar.. mas que se deve aprender a perdoar. [Afinal... vc também vai precisar ser perdoada algumas vezes!]

#5 Pense antes de agir. Mas não pense demais no que parece sem solução. Acredite no tempo como um bom remédio. Use-o a seu favor!

#6 Se dê o direito de ser feliz e de curtir a própria felicidade sem culpa. [não seja o tipo de pessoa que deixa a felicidade passar sem se dar conta e depois simplesmente diz: “eu era feliz e não sabia”]

#7 Se um dia as coisas derem errado, se dê o direito de ficar triste, de chorar, de curtir a fossa. É preciso colocar pra fora o que não ta bom pra poder estar realmente bem pra curtir as coisas boas que surgirão;

#8 Não viva de aparências. Não tenha vergonha de ser vc mesma ou falar dos seus sentimentos. [Fique triste quando tiver que ficar.. mas não use isso como desculpa ou justificativa pra ser cruel com alguém!] Saiba quem vc é, o que vc gosta e o que vc quer. ‘Conheça-se a você mesma.’ Aprenda a amar você mesma. Só assim você estará bem para outras pessoas poderem amá-la.

#9 Saiba aceitar criticas e fazer criticas de maneira construtiva! [O segredo nem sempre é o que se diz, mas o como se diz!]

#10 Descomplique sua vida... e o mundo parecerá menos complicado!

Esse é o MEU manifesto! E eu o levo muito a sério.
Gostou? Leve adiante essa idéia! Ou crie o seu! ;)

____________

Eu criei esse manifesto depois de uma conversa com a Minha Baixinha, quando estavamos um tanto revoltadas com tanta gente complicando a vida da gente. No meio da conversa, eu disse assim:
- A pergunta que não cala na minha cabeça é: Porque a vida tem que ser tão complicada? Porque as coisas não podem ser mais simples... mais fáceis? As pessoas complicam tudo! Eu quero ser feliz em paz!!! Isso é querer demais?!
Ai surgiu a idéia:
- Vamo fazer um manifesto! Um manifesto contra a complicação!
E eu fiz! =}

Esses dias tem muita gente tentando complicar a minha vida.
Tava na hora de relembrar o meu manifesto. 
(Publicado oficialmente pela 1ª vez no dia 19/01/09 no 'Meu Lugar')

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

E o Palhaço, o quê que é?

"Palhaço é um homem todo pintado de piadas" - Teatro Mágico

Nunca fui muito fã de palhaços. Eu fazia um verdadeiro escândalo quando criança, sempre que vinha algum circo pra cidade e meus pais me levavam pra ver os palhaços que iam pro meio da rua convidar o ‘respeitável público’ para o espetáculo. Hoje sinto vergonha ao lembrar da cena que eu fazia. Mas eu entrava em pânico! Palhaços, por algum motivo, me assustam. E eles serem escolhidos como personagens de filmes um tanto macabros e noites de horror no Hopi Hari é algo que faz todo sentido pra mim.

Descobri que existe até nome para esse medo de palhaços: coulrofobia. E engana-se quem pensa que isso é medinho de criança. Mais gente do que se imagina sofre desse mal. Eu sou uma dessas pessoas. Até hoje eu tenho medo de um quadro com um palhaço pintado que fica bem na sala de estar da casa do meu avô. Os olhos do Palhaço do quadro são tão reais que parecem olhar pra mim. Não importa pra que direção eu vá, ele parece vigiar os meus passos. Não gosto de ficar olhando pro quadro e nunca fico sozinha na sala em que ele está. Eu nunca decoraria um quarto com palhaços.

Ao mesmo tempo eu tenho um fascínio, uma admiração por essa figura. É engraçado dizer isso, mas, Palhaços me fazem sentir um sentimento esquisito, me trazem um quê de melancolia... Sempre que eu vejo um palhaço sinto uma vontade estranha de chorar. E eu não sabia explicar muito bem o porquê disso.

Um dia, conversando com a minha mãe exatamente sobre essa minha cisma com palhaços, relembrando histórias do tempo de criança, fiz esse comentário sobre palhaços me fazerem sentir-me melancólica. Ela se surpreendeu e me disse que sentia exatamente isso, mas achava que era a única que se sentia assim e que ninguém entendia quando ela dizia isso. Eu entendi.

Eu sempre tive um senso de humor estranho e nunca foi fácil me fazer rir com trapalhadas bobas. Mas os palhaços que acho mais engraçados são sempre aqueles que vêm dos circos mais simples, aqueles de ‘lona furada’, que quase não tem recursos a não ser o próprio dom de fazer rir. Esses são os que me parecem mais verdadeiros e por isso mesmo os que mais me emocionam. Na maioria das vezes tem uma história sofrida. Sabem o valor de sorrir porque conhecem muito bem as lágrmas.  Pintam um sorriso para esconder as dores e semeiam gargalhadas. É como se tirassem a própria alegria do riso que provocam, sem pedir nada mais em troca. Acho isso tão nobre, tão honrado.

Admiro quem faz algo por paixão pelo que faz, por prazer, pelo bem que isso traz ao outro. Admiro quem  aceita 'fazer papel de palhaço', quem doa de si, de seu tempo, quem tem coragem de sair de rosto pintado pra encher de esperança e alegria quem tanto precisa sorrir.  Admiro o trabalho desses que, pra mim, são os verdadeiros  'Doutores da Alegria', esses tantos anônimos que prontamente são reconhecidos, mesmo usando máscaras: palhaços.

É... eu acho que até gosto de palhaços.
__________
Alguém ai ainda achava que o nome do blog era por acaso?


"O poeta pena quando cai o pano
E o pano cai
Um sorriso por ingresso
Falta assunto, falta acesso
Talento traduzido em cédula
E a cédula tronco é a cédula mãe solteira"
O Teatro Mágico -- Pena

(Minha trupe preferida *.*)
--- Música rara em liquidação!